sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Economia Política - Dúvidas da última sessão

Em que se traduz o monopólio puro? O que é poder de mercado? O que é monopólio natural?

O monopólio puro consiste na presença de um único agente no lado da oferta.
Ao contrário dos casos de monopólio puro, o poder de monopólio, traduz-se na presença de vários produtores (mais de um!), mas dentre estes só um produtor influencia o comportamento dos outros agentes da oferta e/ou da procura, comportando-se como se estivesse sozinho no lado da oferta.

O monopólio natural caracteriza-se pela ausência de outro(s) produtor(es), porque a presença de um único produtor basta, para a obtenção da estrutura de mercado mais eficiente. Motivos:
1.) Os custos fixos são tão elevados, que mesmo com aumento da produção os custos médios continuam a descer, mesmo a níveis elevados de produção.
2.) Nos casos de economias de escala, nas quais o produtor consegue alcançar custos médios inferiores aos custos médios dos seus concorrentes .

O Prof. Fernando Araújo faz, neste sentido, alusão à propriedade de uma rede de distribuição de água canalizada, sendo a presença de dois concorrentes ineficiente, visto que a construção de duas redes de distribuição teria um custo consideravelmente superior ao custo suportado por um único fornecedor.

Sem comentários: