sábado, 20 de junho de 2009

Reflexão

“Na universidade, desde o princípio tudo se pode debater. Com certas condições de partida, próprias de um ambiente universitário. Estas características são: a serenidade, que leva a ponderar os argumentos calmamente e sem pressas; e a profundidade, a vinculação à verdade, objectivo último da investigação científica. A universidade, sem alunos, seria um laboratório. A universidade, sem investigação, seria uma escola secundária.
...
E se, por absurdo, a universidade fosse asfixiada por um qualquer poder político ou social? Provavelmente, ela renasceria em breve, noutro formato. A universidade não morre, porque corresponde a uma ânsia de aprofundamento do saber, inerente ao espírito humano.”


(retirado de TRIBUNA, n.° 24, Maio 2009, “Alguém sabe o que é a Universidade?”, autor: Prof. Paulo Pulido Adragão)

2 comentários:

Angelika Buch disse...

Parabenizo a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto pelo trabalho, rigor e qualidade. Infelizmente só ontem tive conhecimento do Jornal "TRIBUNA", cuja distribuição é gratuita. Quis apenas folhear mas o formato "obrigou-me" a parar só quando cheguei à última página.
O Jornal TRIBUNA é um contributo exemplar para os estudantes e em geral para a vida académica por tratar de assuntos que a todos tocam de uma forma agradável e com acuidade.
Bom trabalho! Meus sinceros parabéns pela iniciativa!

Angelika Buch disse...

Fica registada a resposta do Director do TRIBUNA, Francisco Noronha, no blogue do jornal pelo que muito agradecemos.

http://jornal-tribuna.blogspot.com/2009/06/correio.html

Continuaremos a acompanhar atentamente o TRIBUNA!

Angelika Buch